top of page

Luka Šulić, que toca violoncelo desde os 5 anos de idade, fala sobre música como um artista fala sobre a pintura de uma tela.

 

Quando as pessoas ouvem a música que ele e seu parceiro musical Stjepan Hauser criam como 2CELLOS, ele espera que eles vejam "a mudança de cores" na música.

 

"Tocamos com muitas nuances, e espero que as pessoas apreciem isso", diz Šulić (...). "Nosso show ao vivo é sobre a experiência, a energia, a paixão, para se divertir e apreciá-lo. A nossa performance ao vivo é completamente diferente, e é muito visual. Tocamos com tanta energia, então ouvir não é suficiente. Somos todo um pacote, toda uma experiência".

 

A dupla croata estourou na cena musical em 2011 com um vídeo no YouTube de sua versão de "Smooth Criminal", de Michael Jackson, que tem mais de 18 milhões de visualizações. Um de seus últimos esforços é uma interpretação no violoncelo de "Thunderstruck" do AC/DC, que atraiu os olhos e ouvidos de mais de 57 milhões de espectadores. Eles lançaram recentemente o seu terceiro álbum, "Celloverse".

 

As pessoas não vão ouvi-los tocar uma música de Taylor Swift ou Justin Bieber. Em vez disso, a dupla foca em rock clássico e música pop, e misturar os gêneros é algo que eles se orgulham, diz Šulić.

 

"Nós sempre queremos fazer algo único e combiná-lo com um gênero diferente - rock com clássico, metal com clássico, dance com clássico", diz Šulić. "Nós sempre tentamos criar uma mistura original e única e fazer um vídeo único - às vezes engraçado, chocante ou provocativo. Nós escolhemos algo que é realmente uma ótima canção e fazemos algo especial dela".

 

Os dois são capazes de usar os corpos de seus violoncelos para criar percussão, e eles podem usar seus arcos para soar como guitarras elétricas barulhentas. Essa versatilidade é uma das características que atraíram Šulić ao violoncelo.

 

"O violoncelo é um instrumento tão variado. Quando estamos no estúdio, nós fazemos experiências com aqueles sons. Você pode fazer tantas coisas diferentes com ele - golpeá-lo e criar sons diferentes como um tambor ou você pode dedilha-lo. Soa mais poderoso do que guitarras. Há tantas possibilidades".

 

Embora os 2CELLOS basicamente tenham estado em uma turnê de cerca de cinco anos, eles ainda são capazes de criar novas músicas. Quando Šulić e Hauser ouvem uma música, eles podem identificar imediatamente se ela vai funcionar no violoncelo. Em seguida, os dois homens improvisam no estúdio e começam a descobrir o arranjo. Algumas músicas acontecem completamente de forma espontânea, mas muitas demoram alguns meses para se formar, diz Šulić. 

 

"É um processo longo", diz ele. "Nós colocamos muitas ideias em nossos arranjos".

 

Os dois rivalizam entre si também. Quando estavam crescendo, os dois muitas vezes competiram entre si, na Croácia, mas eles sempre continuaram amigos.

 

"Nós sempre tivemos essa rivalidade saudável, e ainda a temos hoje em dia", diz Šulić. "Mas isso é ótimo, porque nos motiva e nos empurra para crescermos e sermos cada vez melhores."

 

 

 

 

Tradução: 2CellosBrasil

 

Original article by Sheena McFarland - The Salt Lake Tribune (in English):

http://goo.gl/eqRcK7

2CELLOS traz um novo significado para o rock clássico

Por Sheena McFarland

Músicos se orgulham de misturar gêneros.

bottom of page