Artigo publicado por Nick Galvin 02 de janeiro de 2015 para o site australiano smh.com.au
O vídeo oficial da versão dos 2Cellos (Sulic & Hauser) de "Thunderstruck" abre com cenas de frequentadores de concertos do século 18 que entram em uma sala de concertos ao som de Vivaldi ( As 4 estações).
O duo de violonceloistas Stjepan Hauser e Luka Sulic sobem ao palco e começam de maneira convencional.
Então, para o choque evidente da audiência, eles quebram tabus, sacodem o cabelo (Headbanger), destroem o arco trazendo uma versão do hit do AC/DC que culmina em Hauser girando no chão ao redor do palco de costas, a la Jimi Hendrix .
A tradicional plateia responde às oscilações frenéticas da dupla com um silêncio gélido - em contraste com o que os jovens crotas tem recebido pelo Deus-Rock apresentado em diferentes locais ao redor do globo.
No mundo real, parece que os fãs não se cansam de seus "bad boys de violoncelo" brincando e golpeando os arcos como martelos em seu caminho através de músicas de rock e pop clássicos como Satisfaction, Smooth Criminal e Live and Let Die.
É tudo muito longe do início da vida de Hauser, que começou normal
o suficiente, crescendo como parte de uma família de músicos, na costa croata.
"Tudo começou quando eu tinha oito anos", diz Hauser. "Eu ouvi pela pri-
meira vez o violoncelo no rádio e eu amei o som. Era um som mágico, boni-
to. Dediquei toda a minha infância ao violoncelo, praticando como um
louco". Ele começou a ganhar concursos e bolsas de estudo, e acabou indo
para Londres para estudar na Royal Academy of Music. Enquanto isso,
seguindo a própria carreira no cello, Sulic se desenvolvera da mesma forma.
"À medida que muitos adolescentes se consideravam rivais", diz Hauser,
"nós nos conhecemos em diferentes competições e masterclasses,
mas nunca tivemos tempo para fazer alguma colaboração."
Tanto que suas carreiras musicais poderiam ter continuado em uma trajetória de sucesso convencional se não fosse por uma decisão-contrária, há três anos atrás. Seus caminhos se cruzaram em Londres e lá eles organizaram uma
versão de "Smooth Criminal" para dois violoncelos e uparam seu desempenho frenético agora famoso no YouTube. "Sempre gostei de diferentes tipos de música", diz Hauser. "Se nos ativermos apenas a um tipo de música a nossa criatividade fica limitada. Queríamos estender a audiência para o cello especialmente as pessoas mais jovens e mostrar-lhes o quão legal e quão poderoso e diverso o violoncelo pode ser. Na época, eu estava ouvindo muito Michael Jackson. Eu sabia todas as suas músicas e esta era a favorita. Eu pensei que em um riff que poderia ser de rock também no violoncelo."
Os Instintos de Hauser foram bons - quase que instantaneamente o vídeo se tornou viral (e desde então ganhou mais de 20 milhões de visualizações). "A internet foi fundamental para o nosso sucesso", diz Hauser. "É uma grande coisa. É uma grande democracia, porque as pessoas podem escolher o que eles gostam. " Ficamos chocados. Nós esperávamos que fosse um sucesso, mas não tínhamos idéia de como nossas vidas poderiam ser alteradas da noite para o dia. Então, muitas pessoas influentes nos contactaram -. Gravadoras, programas de TV - foi uma loucura. Uma dessas pessoas influentes foi Elton John , que nos chamou pessoalmente para oferecer para gente um trabalho tocando com sua banda. Ficamos em turnê com ele por três anos - é uma loucura", diz Hauser.
John disse mais tarde em uma entrevista que ele sabia que ele queria a jovem dupla a com a banda do momento em que viu o vídeo."Eu estava absolutamente chocado", disse Elton John. "Eu nunca vi violoncelistas tocarem rock. Eu não lembro de ter visto nada tão emocionante desde que eu vi Jimi Hendrix no Marquee Club por volta nos anos 60".
Hauser, que agora conta com John como um "amigo muito próximo", diz que a experiência de abrir os shows de John com sua própria banda antes de se juntarem para o resto do show foi uma oportunidade extraordinária. "É como um sonho", diz ele. "Nós começamos a tocar na frente de 20.000 pessoas a cada noite em todo o mundo. Nós desenvolvemos uma atitude forte em função dessa experiencia."
Sulic e Hauser lançarão um novo álbum, Celloverse, este mês, com uma mistura tipicamente eclética de gêneros musicais , incluindo uma do Mumford and Sons e um ambicioso mash-up de William Tell Overture com Iron Maiden : The Trooper. "Temos um público de rock, música clássica, metal, pop - tudo", diz Hauser. "Unimo-nos a todos." Mas deve haver limites para onde o duo levará sua cruzada quebrando gêneros musicais?
"Estamos abertos para qualquer coisa", diz Hauser. "Por enquanto isso soa bom e poderoso."
Original: HERE