top of page

2Cellos tocam no Red Bank, em Morristown

O mundo é um lugar muito menor, graças à Internet. Descobertas musicais estão a apenas um clique de distância, graças ao YouTube. Foi assim com artistas como Justin Bieber, que passou de cantor canadense bonito e desconhecido a um fenômeno pop que continua a embalar arenas. E foi o YouTube também que catapultou os violoncelistas croatas/ eslovenos Luka Šulić e Stjepan Hauser, que saíram das "master classes" europeias para os teatros americanos.

 

"Tudo pode acontecer", disse Šulić durante uma ligação da Croácia. "Nós provamos isso".

 

Cinco anos atrás, a dupla gastou cerca de US$1.000,00 para financiar um vídeo para sua versão do hit de Michael Jackson "Smooth Criminal". O clipe atraiu 3 milhões de visitantes em duas semanas e o melhor ainda estava a caminho. No verão de 2011, os 2Cellos assinaram com a Sony Masterworks e gravaram seu álbum de estreia.

 

"As coisas aconteceram rapidamente", disse Šulić. "Nós ficamos muito satisfeitos. Nós mudamos muito junto com tudo isso".

 

Posteriormente, fizeram versões de hinos como "Smells Like Teens Spirit" do Nirvana, "Where the Streets Have No Name" do U2 e “Viva la Vida” do Coldplay.

 

"Funciona tão bem com essas músicas, pois elas são tão melódicas e o violoncelo também é muito melódico", disse Šulić. "O violoncelo é o instrumento mais próximo da voz humana. As canções de rock que tocamos ficam incríveis. Funcionam de forma natural também para o violoncelo".

 

Šulić, 28, e Hauser, 29, que se apresentaram na sexta-feira na Mayo Performing Arts Center, e no sábado se apresentam no Count Basie Theatre, são hábeis em selecionar canções apropriadas. Em 2013 no álbum "In2ition" apresentaram o clássico do The Police "Every Breath You Take" e outro hit de Coldplay, "Clocks". Cada uma destas versões é linda.

 

"Celloverse", mais recente trabalho da dupla que saiu em 2015, começa com uma versão sublime de "The Trooper" do Iron Maiden. A versão dos 2Cellos é elegante, dramática e visceral.

 

"Nós podemos fazer tanto com violoncelo em função de sua versatilidade", disse Šulić. "Nós podemos ir tão alto como o violino e baixo como o contrabaixo. Não há realmente nada que você não possa fazer com este instrumento. Existem tantas possibilidades com o violoncelo".

 

Šulić e Hauser, que já se apresentaram com Elton John, Red Hot Chili Peppers e George Michael, são músicos que se conheceram ainda adolescentes na Croácia durante sua formação clássica. Dizia-se que eram rivais.

 

"Mas isso não poderia estar mais longe da verdade", disse Šulić. "Nós sempre fomos muito bons amigos. Queríamos tocar um com o outro e tudo funcionou. Fizemos esse vídeo e ele simplesmente explodiu e só está ficando cada vez melhor para nós. Talvez parte do motivo é que não há realmente nenhum outro como nós. É tudo por causa do violoncelo, que pode ser incrivelmente poderoso e, em seguida, tão gentil. Nós devemos tanto para o violoncelo. Nós não estaríamos onde estamos sem ele".

 

 

 

 

Tradução: 2CellosBrasil

 

Original article by Ed Condran (in English):

http://www.app.com/story/entertainment/music/2016/01/29/cellos-playing-red-bank-morristown/79470496/

By Ed Condran

bottom of page