top of page

Luka Sulic e Stjepan Hauser, do 2CELLOS, sobre seu novo álbum ‘Celloverse’ (Sony), covers no YouTube, turnê com Elton John e Red Hot Chilli Peppers... e Bananas

                                                                                                                                                                Entrevista para a classicalite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é todo dia que você vê dois violoncelistas abrindo o show para Elton John. Ou tocando em um programa de tv como Glee.
Mas eu acho que Luka Sulic e Stjepan Hauser não são violoncelistas comuns.
Juntos, eles formam o 2Cellos – o duo de cordas sem igual, que está fazendo a ponte entre músicas clássicas e pop.Você deve se lembrar, Sulic e Hauser chegaram à fama com a "Smooth Criminal" de Michael Jackson. Depois de 9 milhões de visualizações no YouTube, sim, 2Cellos (2CELLI?) é um nome familiar.
Recentemente, tive o prazer de falar com o duo sobre seu novo álbum, Celloverse , como eles decidem as idéias de seus vídeos, e o mais iportante, bananas.
Muitas bananas.

 

Classicalite: Ok, eu assisti seu vídeo para “Wake Me Up”, do Avicii. Quem vem com as idéias para os vídeos?
2CELLOS: Quando decidimos as novas faixas, pensamos nos conceitos dos vídeos na mesma hora. E o que podemos fazer, sabe? É como fazemos os arranjos também, pensando nos vídeos. É como tudo ganha vida.

 

C-Lite: Obviamente, vocês dois tem criatividade musical. Mas estas ideias requerem criatividade em um outro nível. Ou tudo isso é só criatividade com C maiúculo.
2C: Nós pensamos nos vídeos visualmente, no que queremos alcançar. E nós também editamos nossos vídeos, porque sabemos como queremos que ele seja: é quando tocamos da melhor maneira e como causar o maior impacto nos expectadores. Acho que é por isso, talvez, que nossos vídeos são [risos] tão intensos?

 

 

C-Lite: Bem, eles são certamente sem igual. É por isso que todos adoram assisti-los.
2C: É, acho que sim.

 

C-Lite: Porque vocês pensam e cuidam muito deles.
2C: É tudo sobre fazer uma história que todos vão gostar de assistir e compartilhar com os amigos. Na verdade, é muito importante atrair o ouvinte. Mas a atenção do ouvinte não dura muito, então você tem que planejar sabiamente um vídeo. Mesmo em uma música, como você pode atrair a atenção deles para que escutem até o final? Você tem que mantê-los interessados e empolgados. Não pode ser chato. Nunca.

 

C-Lite: Celloverse, seu novo álbum pela Sony, é muito emocionante, de fato. Parabéns.
2C: Este é o melhor. O primeiro não é tão bom. O segundo, também, mas [risos] este terceiro é finalmente um bom álbum. Porque continuamos melhorando, nossos arranjos são mais interessantes agora e tocamos melhor. Estamos até mais bonitos!

 

C-Lite: Isso é provavelmente justo. Vocês acham que é mais difícil de tocar música popular porque ela já foi feita, e as pessoas já ouviram o original? Ou acham que atrai mais as pessoas, porque elas já estão familiarizadas ? 
2C: É, é bom que as pessoas já conheçam a música. O que tentamos conseguir é uma visão diferente da música que estamos fazendo o arranjo. Nós não gostamos da palavra “cover”. Porque um um cover é uma cópia literal da música. Preferimos a palavra “arranjo” ou “transcrição”. O que determinou o tom do [Celloverse] foi, na verdade, nosso primeiro single, que saiu há um ano atrás. Foi “Thunderstruck”. O vídeo virou um viral; teve mais de 32 milhões de acessos no YouTube. Ficamos tão felizes com o feedback do vídeo, porque esta faixa é, na verdade, um ótimo exemplo de sobre o que é o álbum todo. É sobre quebrar as fronteiras entre os diferentes gêneros musicais, mostrando as possibilidades do violoncelo de formas totalmente diferentes e inesperadas.

 

C-Lite: Falando de misturar gêneros diferentes, vocês já experimentaram fazer outros estilos que não o pop?
2C: Bom, estamos abertos à tudo. Isso é o que nós somos. Nós não dividimos a música em gêneros. Nós só tocamos o que é legal, que toca os nossos corações e o das pessoas. E sentimos que podemos fazer o melhor trabalho possível nos arranjos. No futuro, queremos fazer mais trabalhos originais, mais composições originais. Temos uma neste álbum. Ela, também, é chamada Celloverse. Ficamos surpresos que, para muitos fãs, ela é a música preferida do álbum.Vamos compor mais músicas no futuro.

 

C-Lite: Este era meu próximo assunto, seus planos futuros a respeito de composições originais.
2C: Sim, claro. Esse é o objetivo final. Além disso, talvez a escrever música para cinema ou TV. Essa seria a nossa ambição final.

 

C- LITE : Claro, esta é a próxima parada provável para uma sensação na internet . Desde aquele sucesso, vocês dois fizeram alguns shows memoráveis , como o Jubileu de Diamante da rainha, no Palácio de Buckingham, com Elton John. E já apareceram em todos os lugares, de Ellen à comercial de telefone celular japonês. Quais são os seus momentos favoritos da jornada até agora?
2C: Bem, tem havido tantos. Talvez uma das minhas memórias favoritas foi quando tocamos com o Red Hot Chili Peppers . Abrimos para eles, e durante nosso set, Chad Smith, baterista do RHCP, juntou-se a nós no palco para uma canção. O que foi louco. Ele ainda quebrou o kit de bateria! Todo mundo ficou completamente louco. Depois, mais tarde, nós tocamos "Californication” com toda a banda, o que foi uma experiência inesquecível.

 

C-Lite: Eu vi o RHCP recentemente, e eles são cheios de uma energia ilimitada. Eles estiverm por aí há um tempo, mas continuam se apresentando com tanto vigor. É maravilhoso.
2C: É legal né? A maioria das bandas perde sua energia após tocar por anos e anos. É tão legal que eles tenham mantido esta empolgação.

 

C- LITE : Com certeza, vocês dois não estão quebrando tambores de bateria , per se, mas estão demonstrando uma agressividade similar. Esse tipo de abordagem estridente é natural? Como indivíduos e como parceiros? Ou foi algo em que vocês tiveram que trabalhar?
2C: Nós somos selvagens por natureza. Somos animais. Nascemos como animais mas parecemos humanos.

 

C-Lite: [risos] Fiquei cansado só de assistir! Da mesma forma, vamos falar sobre o rigore das turnês. Quão desgastante pode ser para dois violoncelistas ?
2C : Para os nossos ombros, é exaustivo. É como um esporte, você tem que ser muito disciplinado. Não há intervalos no show; você tem que continuar tocando. Você não pode simplesmente parar de tocar e conversar. Você sabe, quando um cantor está em um show, ele poder ter algumas partes instrumentais em que podem apenas falar. Mas temos que continuar tocando. Sempre. Nunca há uma pausa.

 

C-Lite: O que vocês fazem para se preparar, então? Exercícicos, tentam comer bem?
2C: Nós gostamos de comer, só não antes do show. E cuidamos para comer sempre bem. Luka gosta de fazer esportes, ele é muito ativo. Eu não sou tanto. Sou muito preguiçoso. Tenho outras atividades. Gosto de caçar meninas.

 

C-Lite: Qual é o seu lanche preferido na estrada?
2C: Meus favoritos são um hambúrguer e uma banana.

 

C-Lite: Uma banana?
[Luka e Stjepan começaram a zoar a maneira como eu falo a palavra “banana”.]
2C: Eu te disse: Somos animais! Macacos no corpo de humanos.

 

C-Lite: Então, vocês estarão em turnê em breve, certo?
2C: Sim...... Uma turnê de banana.

 

C-Lite: É o nome dela? Se não for, deveria ser. Vocês deveriam trocar o nome agora!
2C: Eu amo bananas.

[Muitas gargalhadas e continuaram zoando a maneira como pronuncio b-a-n-a-n-a.]

 

2C: Na verdade, estamos voltando em turnê pelos EUA.
[Luka continua falando ‘banana’ no fundo.]
Com muitas bananas. Está quase esgotada, então as pessoas devem se apressar para comprar os ingressos. Se levarem bananas, ganham ingressos grátis.

 

C-Lite: Não diga isso. Eu vou escrever isso e todos levarão bananas na noite do show, tentando conseguir ingressos grátis.
2C: Isso. Todo mundo deve levar bananas.

 

C-Lite: Vocês já tocaram pelos EUA algumas vezes antes.
2C: Sim. Duas bananas; dois cellos. Esta é nossa terceira turnê. Viajamos muito com Elton John. Então, éramos 3 bananas.

 

C-Lite: Vocês notam alguma diferença entre tocar nos EUA e em outros lugares?
2C: Sim, nos EUA é mais fácil. Porque ficamos em um ônibus e não temos que voar. Você simplesmente estaciona em frente ao teatro. Você pode comprar o que quiser – como bananas – e ter no ônibus. Você não tem que comprar coisas novas todos os dias. Quando você viaja de país em país, tem que comprar coisas novas todos os dias. Novo país, show diferente. Comprar bananas novas.

 

C-Lite: Temos um suprimento constante de bananas aqui, então isso é bom!
2C: Onde estão as melhores bananas nos EUA?

 

C-Lite: As melhores? Não sei. Vocês estão na Califórnia, né? Tenho certeza de eles tem ótimas bananas aí. Estou em NY. Temos ótimas bananas aqui, mas tenho certeza de que as daí são boas também.
2C: NY? Elas estão congeladas. Não quero que minhas bananas congelem. Você não deveria congelar bananas nunca. Se a banana está congelada, é frozen iogurte.

 

C-Lite: Eles fazem bananas congeladas! E elas são deliciosas.
2C: Oh, quero provar.

 

bottom of page