STJEPAN HAUSER ANTES DO 2CELLOS
Por Meire Cidade
Stjepan Hauser encontrou seu amigo Luka Šulić em Londres em 2011 e ambos postaram na internet um vídeo de sua versão de "Smooth Criminal" de Michael Jackson, que se tornou viral. O que aconteceu depois disso todo mundo já sabe. Mas você sabe com quem Stjepan Hauser trabalhou antes daquele vídeo? Confira abaixo uma breve descrição do trabalho do Hauser antes do 2Cellos.
The Greenwich Trio (2006 – 2012)
O Greenwich Trio, descrito pelo lendário violoncelista do Beaux Arts Trio Bernard Greenhouse como o novo "Beaux Arts Trio", é formado pela pianista Yoko Misumi, vencedora do Prêmio Beethoven Society of Europe; por Lana Trotovšek, um talento revelado por Ruggiero Ricciïs no Mozarteum de Salzburgo; e pelo violoncelista Stjepan Hauser, um dos últimos alunos de Rostropovich e vencedor de 21 primeiros prêmios em todo o mundo. Estes três talentos fenomenais uniram forças em agosto de 2006. Desde o início, a sua música de câmara enérgica e apaixonada, e também refinada, ganhou a aprovação do público e da crítica. O trio ganhou tanto o primeiro como os prêmios especiais da Competição Internacional de Música de Câmara em Candelo, Itália, 2007. Eles também alcançaram o primeiro prêmio e o prêmio da audiência da Competição de Música de Câmara de Cavatina, e o primeiro prêmio na Competição de Música de Câmara de Trinity Laban. Estes sucessos levaram a uma série de concertos que arrebataram o público na Alemanha, Itália, Reino Unido e EUA. O The Greenwich Trio recebeu treinamento periódico de Bernard Greenhouse e Stephen Kovacevich, e também recebeu treinamento de Deniz Gelenbe, Martino Tirimo e Rivka Golani, bem como master classes de Bernard Greenhouse (Beaux Arts Trio), Ivry Gitlis, Klaus Maetzl (Alban Berg Quartet), Wihan Quartet, The Schubert Ensemble, The Rosamunde Trio, The Arman Trio e William Aide. Os destaques do ano de 2008 incluem concerto em St. Martin-in-the-Fields e performance no Triplo Concerto com o maestro Barry Wordsworth.
Em 23 de novembro de 2008 O The Greenwich Trio ganhou o Primeiro Prêmio na Competição Internacional de Música "Carlo Mosso" na Itália; ganhou 100 pontos de 100 e tornou-se assim o vencedor absoluto da competição! A competição foi seguida por um concerto com os vencedores.
O The Greenwich Trio gravou vários álbuns. O primeiro, Shostakovich, uma compilação para Piano por Shostakovich, foi lançado em 2010. Seu segundo álbum, Ludwig van Beethoven: Piano Trio Op. 70, No. 2 in E Flat / Felix Mendlessohn - Bartholdy: Piano Trio C Minor, Op. 66, foi lançado em 2012.
O álbum Shostakovich ganhou uma versão ao vivo, Shostakovich Piano Trios Live.
Stjepan Hauser e Bruno Krajcar (2008)
Em 2008 Hauser participou da música "Pastirica" do compositor croata Bruno Krajcar. A música faz parte do álbum Mate Balota e conta com a participação da cantora croata Elis Lovrić.
Stjepan Hauser e Marco Graziani (2009)
Marco Graziani nasceu em Rijeka, Croácia, em 1988, e começou a tocar violino aos sete anos de idade. Ele estudou na Academia de Música de Zagreb, e participou de seminários em casa e no exterior. Participou como solista e membro de vários grupos de câmara em competições nacionais e internacionais.
Hauser e Graziani lançaram o álbum Strictly Live em 2009, e fizeram algumas apresentações na Croácia para promovê-lo.
Song to the Moon (2010)
Em 2010, Stjepan Hauser lançou o álbum Song to the Moon, incluindo as músicas “Oblivion” e “Ave Maria” de A. Piazzolla, e “Gabriel’s Oboe (The Mission)” de E. Morriccone, arranjadas por ele.
Stjepan Hauser e Yoko Misumi (2010 – 2011)
Nascida em Kyoto em uma família musical, Yoko Misumi começou muito cedo suas lições de piano, mostrando em uma idade muito precoce seu talento e musicalidade. Aos 14 anos já era uma vencedora do Primeiro Prêmio da Competição de Piano de Kyoto. Depois de se formar na Escola de Música de Kyoto, ela se mudou para Londres para continuar seus estudos com Nina Seredal (ex-aluna de Neuhaus) e Martino Tirimo (solista).
Misumi é agora requisitada para música de câmara e acompanhamento, tendo se apresentado no Japão, Nova Zelândia, EUA e Europa. Atualmente, ela faz acompanhamento profissional na Guildall Escola de Música e Drama.
Hauser e Misumi trabalharam juntos em outros projetos além do The Greenwich Trio. Em 2010 eles lançaram o álbum Portrait, que Hauser dedicou aos seus pais Mario e Marija Hauser.
No mesmo ano, eles trabalharam no primeiro concerto para violoncelo do compositor britânico Christopher Ball. O álbum, Christopher Ball: Music for Cello, foi gravado com Christopher Ball (compositor, maestro) e Emerald Concert Orchestra.
Este trabalho foi gravado na sua estreia mundial em 2010, e é composto por sete peças para violoncelo e piano executadas por Hauser e Misumi (incluindo quatro arranjos de canções folk favoritas) e uma peça para violoncelo solo escrita especificamente para Stjepan Hauser.
Como compositor, Christopher Ball é totalmente auto-didata, mas recebeu muitas encomendas para compor e arranjar música de orquestra para a BBC. Seu objetivo é compor música que se comunique e atraia um público tão amplo quanto possível, e, portanto, ele não adota um estilo atonal ou de vanguarda.
Em 2011 Hauser e Misumi gravaram Johannes Brahms: Sonatas for Clarinet and Piano, Op. 120 Nos. 1 & 2; Nino Rota: Sonata for Clarinet and Piano and Trio for Clarinet, Cello and Piano com Michael Pollock (piano) e Leslie Craven (clarinete), e Romantic Trios for Clarinet, Cello & Piano, com Leslie Craven (clarinete).
Leslie Craven por muitos anos se apresentou e gravou para grandes orquestras de Londres, como Orquestra Filarmônica Real, Orquestra Sinfônica de Londres, etc., e também para TV, cinema e sessões de propaganda (conhecido como "Jingles") nos principais estúdios. Em 1993 ele foi convidado pelo Maestro Carlo Rizzi a se juntar ao Welsh National Opera, e ele se estabeleceu no País de Gales para desfrutar de uma vida mais agradável e para ser parte de uma das companhias de ópera mais importantes do mundo.
Ele é atualmente o clarinetista principal da Orquestra do Welsh National Opera, cargo que tem ocupado por mais de vinte anos, frequentemente sendo apontado pela imprensa por seus trabalhos solo no Opera, como recentemente em 2014 com solos em "Moisés no Egito" de Rossini, que recebeu elogios da imprensa, e seu trabalho solo com menção especial na transmissão da Rádio BBC 3. Hoje, ele é considerado um dos clarinetistas mais talentosos e respeitados da Grã-Bretanha em todos os gêneros musicais.
Ele é reconhecido como um dos professores mais destacados de clarinete não só no Reino Unido, mas em todo o mundo. Escreveu um livro pedagógico para ajudar clarinetistas a aprender e ensinar o instrumento e tem contribuído com muitos artigos e comentários para revistas e jornais, tanto no Reino Unido como no exterior.
Lana Trotovšek e Yoko Misumi
Lana Trotovšek, o outro membro do The Greenwich Trio, lançou álbuns e singles solo e trabalhou junto com Yoko Misumi nos álbuns:
Après un Rêve – 2013
Schubert – Brahms – Bloch – Gershwin – 2013
Arvo Pärt: Fratres – EP – 2014
Roma Cafolla: Inspirations (com Yoko Misumi e Leslie Craven) – 2015
Desde outubro de 2014 Trotovšek é professora-assistente nas aulas de Volodja Balzalorsky na Academia de Música de Ljubljana, Slovênia.
Stjepan Hauser e Damir Urban (2011)
Damir Urban é um cantor/compositor/músico croata mais conhecido como o vocalista de Laufer & Urban & 4. Ele nasceu em 19 de setembro de 1968 em Rijeka, Croácia, onde fundou sua primeira banda La Bellona como baixista e principal compositor.
Hauser e Urban lançaram Urban & Hauser em 2011, misturando harmoniosamente rock e música clássica.
No mesmo ano eles participaram do álbum HITOVI / Aquarius 14.0 / Iz Jednog Pogleda com a música “Astronaut”.
Stjepan Hauser e Oliver Dragojević (2011 - 2014)
Croata, nativo da cidade Vela Luka, na Ilha de Korčula, Oliver Dragojević surgiu na cena musical na década de 1970 graças ao festival de música muito popular em Split, Croácia. Sua especialidade era canções influenciadas pelo folclore de Dalmácia (Croácia). Seu primeiro hit nacional foi chamado de "Picaferaj" em 1967. A maioria dessas canções foi escrita pelo lendário compositor Zdenko Runjić. Um dos mais populares foi “Nadalina”, que também contou com famoso ator Boris Dvornik, e os populares “hinos dalmácios” "Galeb i ja" e "Skalinada".
Dragojević manteve sua popularidade nas décadas que se seguiram, enquanto na década de 1990 suas canções tornaram-se menos influenciadas pelo folk doméstico e mais por tendências musicais globais. Naquela época, ele era muitas vezes referido como a mais velha estrela pop da Croácia. Após a colaboração com o lendário Zdenko Runjić, ele gravou alguns álbuns que mais uma vez superaram as expectativas de todos.
Hoje, Dragojević é o cantor croata mais amado e continua a encantar audiências com sua voz maravilhosa e seu talento ao piano.
Hauser é um fã declarado de Dragojević e eles gravaram Noć Nek' Tiho Svira juntos em 2012.
Hauser também participou do álbum Best Of (2012 Tour Edition) com a música “Brod u Boci”, e performances ao vivo, incluindo Pula em 2011 e “Splitski Festival 2014” em Split.
A música “Brod u Boci” é parte do álbum HITOVI / Aquarius 14.0 / Iz Jednog Pogleda (2011).
Oliver Dragojević & Stjepan Hauser - "Live in Split" full concert - 2014
The Greenwich Trio tocando Shostakovich Piano Trio no.2 (4th mov Allegretto).
CONFIRA:
A música Pastirica de Bruno Krajcar com a participação de Elis Lovrić e Stjepan Hauser.
Stjepan Hauser e Marco Graziani tocando Z.Kodály - Duo for Violin and Cello, Op. 7.
Stjepan Hauser tocando Song to the Moon (Rusalka).
A música Roundelay do album Christopher Ball: Music for Cello.
Stjepan Hauser, Yoko Misumi e Leslie Craven.
A música Black Tattoo.
A música Brod u Boci com Stjepan Hauser e Oliver Dragojević.
Oliver Dragojević & Stjepan Hauser - "Live in Pula" full concert - 2011
CONFIRA:
CONFIRA:
CONFIRA:
CONFIRA:
CONFIRA:
CONFIRA:
CONFIRA: