top of page

 

 

 

 

Entrevista originalmente publicada no The Boston Globe em 10 de outubro de 2013. Matéria de Juliet Pennington

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Durante a época em que era um estudante dedicado em seu mestrado na Royal Academy of Music em Londres, Luka Sulic se surpreendeu um dia - e ficou um pouco nervoso - quando foi chamado para fora da classe para o gabinete do reitor.

 "A primeira coisa que me veio a cabeça foi que eu estava em apuros”, disse Sulic sobre o incidente no início de fevereiro de 2011. Mas esse não era o caso.
   Duas semanas antes, Sulic e Stjepan Hauser, ambos violoncelistas de formação clássica, haviam lançado um vídeo no YouTube uma poderosa e um tanto frenética versão da música de Michael Jackson “Smooth Criminal”.
Ele mostrou os dois jovens impressionantemente bonitos e sentados um diante do outro, com cellos de fibra de carbono entre as pernas, tocando apaixonadamente seus instrumentos com o que parecia ser o que cada grama de energia que eles tinham poderia reunir (é um bom material que compõe esses cellos - desenhado por Milton e feito por Luis Leguia da “Luis & Clark Carbon Fiber Instruments” que são de fibra de carbono - Eles são mais resistentes do que os que possuem as contrapartes de madeira).
   Acontece que, o reitor de fato tinha visto o vídeo e, em um concerto de caridade, logo depois, tinha o mencionado para talvez o mais famoso ex-aluno da Academia: Elton John. Para dizer a verdade, falar que a lenda da música ficou impressionada com o que viu seria mais apropriado. "Então eu fui para o escritório e ele me disse que Elton gostaria de falar comigo", Sulic lembrou de seu encontro com o reitor. "Apenas 15 minutos depois, ele ligou para o meu celular."
    Essa chamada mudaria as vidas de Sulic, 26 anos e Hauser, 27, os croatas que atuam como 2Cellos (Sulic & Hauser) (…) 
   "Ele me disse que queria que participássemos de sua banda e saíssemos em turnê com eles. Poucos meses depois, tivemos ensaios em Londres com ele e sua banda e começamos a turnê com eles", 
    Sulic disse recentemente em uma entrevista por telefone feita em Las Vegas, onde ele e Hauser estavam participando juntamente com John e seu Million Dollar Piano show no Caesars Palace: “Então, alguns meses depois, começamos a abrir seus shows, o que foi uma experiência incrível, porque é onde nós realmente aprendemos a habilidade de nos jogar na frente de tantas pessoas.”
   Elton John não foi o único que o 2Cellos conseguiu a atenção. Ellen DeGeneres os levou a seu programa e lhes rendeu um contrato de gravação com a Sony Masterworks. 
   A dupla, que já lançou dois álbuns e apareceu no popular programa de televisão Glee, e ainda está em turnê pelo mundo com John e, entre shows com a lenda da música, realizando sua própria turnê.
"Estamos muito animados com essa turnê e mostrando ao público a versatilidade do violoncelo ", disse Stjepan Hauser , que começou a tocar quando tinha 8 anos. “É o instrumento mais próximo da voz humana e as coisas que você pode fazer no violoncelo… existem infinitas possibilidades.”
   Luka Sulic também falou da versatilidade do instrumento que ele vem tocando desde os 5 anos de idade. "A maneira de tocar é tão íntima e tão especial. Você o tem entre suas pernas e seu corpo inteiro ressoa com o som e você consegue sentir toda a vibração ", disse ele.
   A música clássica também faz parte da set list desta turnê, o eclético repertório de Sulic e Hauser mostra seu domínio dos instrumentos e vai muito além do que seria de esperar de músicos clássicos. "Começamos com um " Benedictus " que é angelical e muito terna, suave e vamos acabar com ‘Highway to Hell" do AC / DC ", disse Hauser. Sulic completa : “O show começa muito agradável e lento e se constrói gradualmente. Um baterista ainda se junta a nós [Dusan Kranjc ], mas não com  som muito alto no início “, disse ele. “A intensidade cresce e todo mundo fica louco - mas depois tocamos algumas músicas para acalmar todo mundo antes de sair. Nós não queremos que eles dirijam rápido demais quando vão para casa”
   Sulic disse ainda que há uma “energia especial”, quando ele e Hauser a fazem juntos - especialmente ao vivo no palco. “Recebemos essa energia um do outro, mas também do público”, disse ele. "Nós tentamos nos conectar com o público, tanto quanto pudermos", Hauser acrescentou. "Sentimos a energia do público que nos dá tanta alegria e inspiração."
   Os dois prodígios, que ganharam vários concursos de música e receberam bolsas de estudo, começaram em diferentes cidades - Hauser em Pula e Sulic em Dubrovnik. Eles sabiam um do outro e foram, até certo ponto concorrentes/rivais. Foi somente quando ambos estavam estudando na Inglaterra (Hauser estava no Royal Northern College of Music, em Manchester) que se uniram forças. 
    Seu primeiro álbum, auto-intitulado 2Cellos, trouxe outra dimensão ao fazer releituras de canções, incluindo
“Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana  e“With or Without You", do U2. A estréia das 12 faixas foi seguida pelo segundo CD ”In2ition”, produzido pelo lendário Bob Ezrin e lançado no início deste ano. Além de elevar o grau/nível em seu segundo álbum com a elegante e rica sonoridade dos cellos elétricos da Yamaha, Sulic e Hauser expandiram seu som, apresentando artistas convidados - incluindo Elton John do Fleetwood Mac com a música “Oh Well” e Naya Rivera de “Glee” com “Supermassive Black Hole”* 
 Sulic disse que nos últimos dois anos têm sido um turbilhão de oportunidades e excitação, e enquanto ele e Hauser estão explorando várias possibilidades e olhando para o futuro - um futuro que inclui escrever música para filmes e trabalhar com outros compositores - por enquanto, eles estão levando as coisas “um dia de cada vez.”
"Isso tudo é tão emocionante para nós", disse ele. "Sentimos que somos as duas pessoas mais sortudas do mundo."

 


*entre outros diga-se de passagem como Zucchero com a versão de The Book of Love e Sky ferreira com Bang Bang. 

 

 

Original: http://migre.me/nTnBx 

2CELLOS TRAZEM NOVAS POSSIBILIDADES PARA SEUS INTRUMENTOS 

bottom of page