top of page

As estrelas do duo de violoncelo ganha elogios da massa:
Luka Sulic e Stjepan Hauser vêm de famílias musicais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um jovem duo esloveno-croata chamado 2Cellos ganhou fama mundial com a música do violoncelo entrelaçamento os gêneros do clássico, do rock e da música pop. Luka Šulić e Stjepan Hauser que já se apresentaram com Elton John no estádio Stožice de Ljubljana, e desde então ficaram sob as asas de seu empresário.
Luka Šulić, nascido em Maribor, e Stjepan Hauser, nascido em Pula, ambos vêm de famílias musicais. Eles se conhecem há muito tempo, desde que se conheceram ainda jovens em competições para violoncelistas. Eles logo perceberam que eram almas gêmeas, uma vez que partilham a mesma visão, energia e alegria em relação violoncelo e música. Sob o nome de 2Cellos, eles têm produzindo vídeos excepcionais e três álbuns, dado inúmeros grandes concertos e saindo em turnê. Sua fama disparou depois de lançarem a sua primeira versão da música "Smooth Criminal" no YouTube anos atrás. E, em seguida, cerca de um mês depois, eles assinaram um contrato com a gravadora Sony Masterworks e Elton John os convidou para se juntarem a ele em sua turnê mundial. 
Em 2011, eles lançaram seu álbum de estreia "2Cellos", que foi classificado como um dos álbuns mais populares da Billboard nos EUA, tornando-se número um no iTunes na Alemanha e como álbum estrangeiro mais vendido no Japão. O CD traz uma variedade de adaptações, entre os quais o primeiro single de roqueiros americanos do Guns N 'Roses "Welcome to the Jungle" que foi o que mais chamou atenção, além de conter mais adaptações de outros grupos, tais como Coldplay, U2 e Nirvana. Na criação de seu segundo álbum Šulić e Hauser, estabeleceram sua reputação nos círculos de música clássica antes do sucesso de suas performances no YouTube, que também contou com a participação de músicos como Elton John, Zucchero, Steve Vai, Lang Lang e Naya Rivera.
De acordo com Šulić, eles escolheram esse instrumento em particular porque seu tom está mais próximo da voz humana, tornando-se assim o instrumento mais fácil para expressar emoções. Em concertos, eles preferem usar violoncelos elétricos, uma vez que eles soam muito melhor em locais de grandes dimensões, ao mesmo tempo, permitindo mais efeitos sonoros que os clássicos.
Ambos estão muito satisfeitos com o seu sucesso e não desejam determinar o seu trabalho criativo para o futuro. "Muitas opções estão em aberto e não queremos nos limitar. Por certo, estamos neste momento fazendo o que sempre quisemos fazer e, por agora, vamos continuar com ele. Nós podemos tocar em Igrejas, bem como nos estádios; estar no palco é o sentimento mais bonito ", explicou Hauser. Ambos estão conscientes de que eles não são os únicos com adaptações de hits de música clássica e acreditam que a boa sorte e um conjunto de coincidências contribuiu muito para o seu sucesso. "Anteriormente, os músicos abaixo da média optaram por este caminho, fazendo adaptações de músicas clássicas em uma versão pop. Estamos fazendo precisamente o oposto, isto é, nós selecionamos o bom do pop e do rock e tentamos adicionar uma dimensão clássica a ele usando violoncelo e nossas emoções", disse Šulić.
Como músicos clássicos, treinados em academias de renome no exterior, eles acreditam que mesmo a música popular pode ser de boa qualidade: "A canção do U2 pode ter um igual ou até maior efeito emocional do que inúmeras composições clássicas." Conforme descrito no site da Ljubljana Festival , Šulić e Hauser recentemente retornaram às suas raízes, que já eram evidentes em seu primeiro álbum, "2Cellos" (2011), e agora estão aprofundando-a. De acordo com os violoncelistas, o terceiro álbum, que foi lançado este ano e segue a linha do álbum "In2ition" de 2013, é muito mais avançado em termos de arranjo e produção, bem como em termos de execução e de som.
Entre outras coisas, eles estão nostalgicamente voltando para Michael Jackson com mais uma adaptação de sua canção " They Don't Care About Us " e de Sting com uma adaptação de "Shape Of My Heart". Novamente, como em seu segundo álbum, eles forneceram uma nova surpresa: a canção original "Celloverse" que flerta com ritmos de dança.
Luka Šulić é o filho de uma mãe eslovena de Izola e um pai croata de Dubrovnik. Ele nasceu em Maribor em 1987 e, em seguida, viveu com sua família em Dubrovnik. Ele completou seus estudos na Royal Academy of Music em Londres. Um ano mais novo Stjepan Hauser que nasceu em Pula e se formou na Royal Northern College of Music, em Manchester. Eles não veem quaisquer semelhanças no que eles fazem com a violinista de Singapura Vanessa Mae, que se tornou famosa do dia para a noite, mas cuja fama também desapareceu do dia para a noite. "Nós usamos somente o violoncelo como a nossa voz e em nossas adaptações, não aplicar qualquer" barato "ou, ouso dizer, efeitos desnecessários como batida techno, rotinas de dança, uma enorme orquestra, seção de metais, etc." 
Em sua opinião, eles têm realmente escolhido um caminho mais difícil. "Para criar tal intensidade e energia, incluindo do som, em um violoncelo por si só é muito, muito exigente, tanto em termos de música quanto de técnica. Estamos explorando as possibilidades de tocar violoncelo aos limites do que é possível, e, assim, progredindo a cada dia. Também tivemos muitas realizações e de concertos na música clássica ", enfatizou Šulić em conclusão.

 

 

Entrevista feita por: Vesna Žarkovič, SINFO
Tradução: 2Cellos Brasil
Source (in english) RTV Slovenija 

bottom of page