top of page

B i o g r a f i a

   Quem vê o brincalhão e carismático Stjepan Hauser no palco nem imagina o sucesso que o rapaz fazia antes mesmo do 2CELLOS . Longe dos olhos do grande público, este cellista nascido em 15 de junho de 1986, em Pula, Croácia, já acumula 21 prêmios por suas performances em música clássica, apresentando-se em mais de 40 países, incluindo concertos em Wigmore Hall, Royal Albert Hall, Amsterdam Concertgebouw e South Bank Centre, além de ser convidado para tocar para o Príncipe Charles no Palácio de Buckingham e St. James. Também apresentou-se com outros renomados cellistas como Mstislav Rostropovich, Bernard Greenhouse, Heinrich Schiff, Arto Noras, Frans Helmerson, Philippe Muller, Stephen Kovacevich, Mennahem Pressler e Ivry Gitlis.
   Hauser nasceu em uma família de músicos: sua mãe é percussionista, seu irmão toca trombone e sua irmã é jornalista crítica musical. Além do violoncelo (que começou a tocar aos 8 anos de idade), ele também toca piano e violão. Ainda na adolescência mudou-se para a Inglaterra para estudar na Royal Northern College of Music (Manchester) e na Trinity College of Music (Londres). Em 2006, durante seus estudos, uniu-se a Lana Trotovšek (violino) e Yoko Misumi (piano), formando o renomado The Greenwich Trio, vencedor de prêmios na Bélgica, Itália e Reino Unido. Mas o reconhecimento para o grande público veio da união com Luka Sulic, em 2011, ao postarem no YouTube um vídeo da performance de “Smooth Criminal” de Michael Jackson, que lhes rendeu um contrato com a Sony Masterworks e participações em programas de TV ao redor do mundo e uma legião de fãs.

 

   Já Luka Šulić, apesar de ter desenvolvido seus estudos na Croácia, nasceu em Maribor, na Eslovênia, em 25 de agosto de 1987. Começou a tocar aos 5 anos, incentivado pelo pai Božo, também cellista e sua mãe Alja que é pianista e dá aulas de música. Luka tem ainda dois irmãos, Eva e Andrija, que também mexem com música.
Segundo alguns relatos, quando Luka tinha 12 anos sua família se mudou para um novo apartamento, onde um vizinho estava reclamando sobre sua prática violoncelo. Suas queixas pararam quando seu pai lhe disse que era "melhor do que usando drogas na rua."

   Além de seu grande talento com o violoncelo, Luka também era um atleta excepcional. Ele era um membro da equipe nacional júnior Waterpolo e, ainda na adolescência , teve que fazer uma escolha entre o atletismo e música: uma vez que não era possível se destacar em ambos. Ele optou por prosseguir os seus estudos de violoncelo . Com certeza  tomou a decisão certa não? 
   Com apenas 13 anos foi aprovado na "high school"de música, o que levou seu pai a se mudar para Varaždin por 2 anos, para que Luka tivesse aulas particulares com Krešimir Lazar. Quando ele se formou no ensino fundamental regular, com 15 anos, mudou-se para Zagreb e entrou para a "Zagreb Music Academy", aonde se graduou aos 18 anos. 
Logo após, continuou seus estudos na Vienna University . Mudou-se para Londres e entre 2009 e 2011, frequentou a Royal Academy of Music . 
    Apresentou-se em espaços como Amsterdam Concertgebouw, Vienna Musikverein e Konzerthaus, além de ser solista em orquestras como Deutsche Radio Philharmonie, Australian Chamber Orchestra, Warsaw Philharmonic, Russian Symphony Orchestra .

   Sua versatilidade e inovação lhe renderam uma grande reputação internacional, tendo diversos prêmios em sua carreira como “VII Lutoslawski International Cello Competition” in Warsaw (2009); primeiro lugar na competição de “Novos Talentos” da European Broadcasting Union (2006); foi premiado em 2011 pela Academy's Patrons' Award, em um recital no Wigmore Hall com performances de Debussy, Sibelius, Britten e Brahms.
     Em 2011, uniu-se a Stjepan Hauser - amigo e rival em competições desde a adolescência – formando assim o 2CELLOS, para mais uma vez inovar, mostrando a versatilidade do violoncelo em músicas pop e rock. 

 

     Dusan Kranjc nasceu em 07 de setembro de 1989 e é um excelente percussionista e baterista croata. A escolha por Dusan ocorreu por ter se destacado com sua energia, versatilidade, carisma e flexibilidade de estilos, sendo capaz de ir do jazz ao pop, passando pelo progressivo, chegando ao metal com relativa facilidade. Ele se juntou ao 2Cellos (Sulic & Hauser) ainda em 2011 e ao lado da dupla já dividiu o palco com bandas como Red Hot Chili Peppers e já esteve em diversos programas de TV. 
       Sua primeira gravação oficial com a dupla, foi no álbum In2ition com a versão do clássico “Highway to Hell ” que conta com Steve Vai na guitarra. 
Paralelamente, ele participa de apresentações, workshops falando de suas experiências profissionais, e de seu projeto solo a banda Shugo's Foosy 
      Dusan viaja juntamente com os cellistas do 2CELLOS e é visto como um dos mais promissores talentos na indústria musical.

        Em janeiro de 2015, a banda sai em uma longa turnê mundial, além de lançar o seu terceiro álbum: CELLOVERSE. 

 

 

 

bottom of page