top of page

2Cellos e Elton John

Sulic e Hauser tocam violoncelo desde a infância; Sulic formou-se na aclamada Royal Academy of Music em Londres, e Hauser no Royal Northern College of Music, em Manchester, ambos em 2011. Sulic ganhou uma série de primeiros prêmios em inúmeras competições internacionais de música de prestígio, incluindo o Primeiro Prêmio e Prêmio Especial no VII Concurso Internacional de Violoncelo de Lutoslawski em Varsóvia (2009), Primeiro Prêmio no Concurso de Novos Talentos da União Europeia de Radiodifusão (2006) e Primeiro Prêmio na Royal Academy of Music Patron’s Award em Wigmore Hall (2011), entre outros. Hauser já trabalhou com artistas clássicos aclamados, tais como Mstislav Rostropovich, Bernard Greenhouse, Mennahem Pressler e Ivry Gitlis, para mencionar alguns. Ele reuniu nada menos do que vinte e um Primeiros Prêmios em competições nacionais e internacionais de música e se apresentou duas vezes para o Príncipe Charles nos Palácios de Buckingham e St. James. Ambos apareceram individualmente nas principais casas de música clássica em todo o mundo, incluindo o Wigmore Hall, Royal Albert Hall, Southbank Center, Amsterdam Concertgebouw, Musikverein de Viena e Konzerthaus.

 

Luka e Stjepan começaram a planejar "uma ideia louca de arranjar algumas canções pop com dois violoncelos", e em dezembro de 2010, sob o nome 2Cellos, fizeram um vídeo de seu arranjo original da canção épica Smooth Criminal de Michael Jackson do álbum Bad de 1987. Postaram seu vídeo no YouTube, e alcançaram mais de 3.000.000 de visualizações em três semanas. Então, Luka diz, "tudo aconteceu tão rápido. Ofertas vieram de todos os lugares. Nós assinamos com a Sony, gravamos um álbum e fomos para a América para tocar Smooth Criminal no Programa da Ellen (Degeneres)."

 

Luka diz que Smooth Criminal é "mais difícil de tocar do que qualquer peça clássica, e é a peça mais difícil. Está no limite - as pessoas parecem gostar da intensidade e energia. Nós usamos apenas os violoncelos como nossas vozes. Criar a intensidade necessária para fazer dois violoncelos soar como uma banda inteira não é fácil!" Seu álbum de estreia, que foi lançado no verão de 2011, possui arranjos de Luka e Stjepan para músicas de artistas como Michael Jackson, U2, Guns N’ Roses, Sting e Kings of Leon.

 

O diretor da Royal Academy of Music havia mencionado o vídeo de Smooth Criminal para o empresário de Elton, e quando Elton viu o vídeo, entrou em contato com a dupla e perguntou se eles gostariam de se juntar a ele e a banda em sua turnê europeia de 2011. Luka e Stjepan concordaram, e em junho de 2011 os 2Cellos foram para o estúdio de ensaio com os membros da banda de Elton, Davey Johnstone e Kim Bullard, para "trabalhar em ideias e fazer algo juntos", como diz Luka.

 

Entre as apresentações como parte da banda de Elton John durante os shows do The Million Dollar Piano em Las Vegas, os 2Cellos concluíram sua própria turnê europeia promovendo seu novo álbum, In2intion (que conta com Elton como vocal convidado na canção Oh, Well), e a turnê pelos Estados Unidos em abril de 2013. Como Elton diz: "Vá vê-los ao vivo, porque é realmente surpreendente! Não me lembro de ver nada tão emocionante como eles desde que vi Jimi Hendrix ao vivo nos anos 60".

Turnê The Union - 2011-2012


Quando a turnê The Union voltou no verão de 2011, a banda havia aumentado em dois violoncelos. Luka Sulic e Stjepan Hauser (conhecidos coletivamente como 2Cellos) tinham recentemente se tornado sensação do YouTube com sua notável interpretação de Smooth Criminal de Michael Jackson, e assim que Elton viu seu vídeo, sabia que os queria para participar de sua turnê de verão na Grã-Bretanha e na Europa. A chamada foi feita, e depois dos ensaios na Inglaterra, eles fizeram sua primeira apresentação no Cardiff International Arena no País de Gales em 8 de junho. Imediatamente se tornou claro que o entusiasmo e imaginação dos 2Cellos se ajustavam perfeitamente na banda, e Elton convidou-os a continuar enquanto a turnê se movia para os EUA em setembro e, em seguida, para todo o mundo, de dezembro a julho de 2012.

 

Ao longo do caminho, em 25 de novembro de 2011, Elton e a banda fizeram seu show mais meridional até o momento no Forsyth Barr Stadium em Dunedin, Nova Zelândia. E em 4 de junho de 2012, eles foram honrados por fazer parte do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth, tocando I’m Still Standing, Crocodile Rock e Your Song em frente ao Palácio de Buckingham, como parte de um concerto de um dia inteiro, que foi transmitido ao redor o mundo.

 

A turnê de verão do Reino Unido e Europa de 2012 ocorreu entre 1 de junho, no Hessentagsarena em Wetzlar, Alemanha, e 21 de julho no Arènes de Nîmes, na França. Foi durante o hiato após esta turnê que o baixista Bob Birch chocantemente suicidou-se em Los Angeles.

Turnê The Million Dollar Piano - 2011-2012

 

Elton retornou ao Caesars Palace em 28 de setembro de 2011, com uma produção inteiramente nova chamada The Million Dollar Piano. Ainda mais elaboradamente encenada que sua temporada anterior, The Red Piano, este concerto de 19 canções com destaque para a atual banda de turnê de Elton e cantores de background, para a inclusão do percussionista Ray Cooper, um palco "hiper-barroco", e... bem... um piano de um milhão de dólares.

 

O instrumento, que na verdade custa 1,3 milhões de dólares, foi feito sob medida pela Yamaha durante um período de anos e tem 68 telas de vídeo de LED ao redor de sua caixa de 10,4 pés de comprimento. Durante o show, quando Elton toca Blossom (em homenagem à notável pianista de jazz Blossom Dearie), o exterior do piano exibe imagens que se sincronizam com  a  música  e  os  vídeos  que são  mostrados no fundo  do

palco gigantesco. Por exemplo, ele pode tocar apenas algumas notas de Daniel, e um filme de um jato jumbo voando para longe (como se "a caminho da Espanha") aparece ao lado do piano. Ou ele pode atacar o primeiro par de acordes de Don’t Go Breaking My Heart  e, de repente, o público está assistindo o vídeo da canção de 1975 -  enquanto Elton exclama "Kiki Dee nunca tocou em Las Vegas ... até agora!".

 

Várias canções que não tinham sido incluídas no The Red Piano estavam no set list: Levon, Mona Lisas and Mad Hatters (que apresentou o talento dos 2Cellos), Better Off Dead e Indian Sunset  (ambos trazendo os holofotes para Ray Cooper), Blue Eyes, Goodbye Yellow Brick Road, Hey Ahab, I’m Still Standing e, como um bis de arregalar os olhos, Circle Of Life.

 

A sétima noite do The Million Dollar Piano coincidiu com o três milésimo concerto da carreira de Elton. Apelidado de "EJ3K", a noite foi celebrada por um público acenando com varetas luminosas. Elton comentou a façanha, "este é o meu 3000º show... não me admira que as minhas mãos estejam tão pequenas!".

Turnê The Million Dollar Piano - 2012


Após a morte trágica de Bob Birch em 15 de agosto de 2012, o baixista companheiro e amigo próximo Matt Bissonette entrou para a banda de Elton John. Após duas semanas de ensaios, o primeiro concerto de Matt foi em 11 de setembro no Mississippi Coliseum em Jackson... o começo de uma breve turnê de Outono de 2012 nos Estados Unidos.

 

Em 21 de setembro, Elton e a banda tocaram um set de 15 canções no Wembley Stadium em Londres, para o Peace One Day Concert, que foi divulgado globalmente no YouTube. Depois de quase dois meses parada, a turnê foi então retomada quando Elton abriu a nova Perth Arena e continuou pela Austrália e Ásia até finalizar na IMPACT Arena em Bangkok, Tailândia, em 13 de dezembro.

 

O show Million Dollar Piano de Elton retornou ao The Colosseum at Caesars Palace em Las Vegas em 10 de Outubro de 2012 com uma banda ligeiramente diferente do que ele tinha quando tocou lá pela última vez em maio – com o baixista Matt Bissonette substituindo o falecido Bob Birch.

 

A temporada de outubro 2012 começou com o 282º concerto de Elton no The Colosseum e terminou o ano em 28 de outubro. Foi durante essa temporada que Elton substituiu Blue Eyes por Empty Garden (Hey Hey Johnny), que contou com filme raro de John Lennon no palco com Elton no Madison Square Garden, em Novembro de 1974.

 

 

Turnê The Million Dollar Piano - 2013-2014


2013 começou para Elton e a banda (embora sem os 2Cellos, que estavam promovendo seu CD recém-lançado, In2ition) com uma turnê nocauteadora pela América do Sul, que começou no dia 27 de fevereiro no Jockey Club, em São Paulo, Brasil. Como tinha feito em concertos anteriores neste país, Elton colocou Skyline Pigeon no set, pois ela foi um grande sucesso no Brasil em 1972. A turnê sul-americana, que atraiu o público incrivelmente apaixonado por toda parte, acabou no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Brasil, em 09 de março de 2013.

 

Uma semana depois, Elton e a banda voltaram para a estrada com uma série de concertos nos EUA, começando no FedEx Forum em Memphis, TN, em 16 de março. Para esses shows, como tinha feito na América do Sul, Elton executou uma versão solo de The One, que não era tocada nos EUA em muitos anos.

 

Elton e a banda apresentaram o show Million Dollar Piano 27 vezes durante a primavera e o outono de 2013. Em 2014, Elton e a banda desfrutaram do sucesso durante sua única temporada do ano (de 29 março a 26 abril), elevando o Million Dollar Piano para um total de 91 apresentações.

 

 

Fontes:  http://www.eltonjohn.com/
               http://www.2cellos.com/
(Editado)
 

bottom of page