DUSAN KRANJC FALA SOBRE A SHUGO’S FOOSY PARA 2CELLOSBRASIL (PT/BR)
1)Como surgiu a ideia de criar essa banda em 2011? Eu digo, como foi essa ideia de misturar jazz, pop , rock e música tradicional começou? Os membros são de gêneros diferentes?
A banda começou como um projeto do nosso baixista, Boris Boskovic, que vive em Munique e, aparentemente, tem algum tempo extra para escrever canções estranhas. Mentira, é um monte de material que ele planejava gravar por um longo tempo e é atualizado com a ajuda do resto da banda e suas idéias. Todos nós viemos de diferentes gêneros, sim. Isso ajudou a criar um som de fusão única.
2) Por que a escolha deste nome da banda?
Shugo é um termo da Ístria para uma refeição. É um molho de carne que você acaba colocando um monte de coisas e cozinha assim, então é algo que representa nossa música :) . Foosy é outro termo. Ela representa um gato... gordo, eu acho.
3) Como eu li sobre a banda em http://www.shugos-foosy.com/, a banda começou em 2011, ao lado de 2Cellos . Qual veio primeiro? Neste momento, a banda parou ou você continuou este projeto?
O plano de fazer isso aconteceu muito antes. No entanto, era muito difícil conseguir que todos os membros da banda estivessem no mesmo local e ao mesmo tempo, mas de alguma forma aconteceu. Tudo foi gravado no local com muito poucos ensaios.
4) Quais são as principais influências da Shugo’ Fossy?
Eu não sei. Eu diria que seria a música folk dos Balcãs com um pouco de jazz e … África. Se é que isso faz algum sentido. A primeira música do álbum soa um pouco como “Zawinul Syndicate vai ao Balkan” ao invés de Africano … E é a minha faixa preferida. Há algumas poucas faixas que se desviam para a música latina, que todos nós gostamos. Então eu acho que todos nós tivemos influências diferentes. Há também uma faixa de rock lento. Todo mundo tinha a sua própria entrada.
5) Além de você (Dusan) os outros membros do Shugo’s Foosy têm projetos paralelos?
Sim, a maioria deles toca. Alen, nosso guitarrista está em turnê com uma famosa estrela pop croata; Leon (teclados) faz shows de jazz regulares e nosso baixista Boris toca e ensina na Alemanha.
6) Eu gostaria de saber mais sobre “Grains Of Sand” , o primeiro álbum da banda: Como foi o processo de criação do álbum? São canções autorais?
Sim, todas as músicas foram escritas pela banda. Alugamos uma casa de madeira vazia em alguma aldeia croata na floresta por alguns dias para que pudéssemos nos afastar de nossas vidas diárias. É assim que houve a inspiração de improvisar. O processo de criação foi muito rápido. A primeira música ” So Sixy ” é na verdade o primeiro take. Assim é a balada “VTA”. Nós nunca havíamos a tocado antes. Nós tentamos gravar de novo algumas vezes, mas não conseguimos captar bem a essência, então deixamos como estava, na primeira tentativa. A maioria gravei na primeira tentativa. Depois eu toquei 3 vezes, eu as apaguei pois todas as melhores coisas foram gravadas na primeira tentativa. O resto do álbum foi feito assim. A música “Heita” é, provavelmente o segundo ou o terceiro take e nós só tínhamos a melodia tema sem nunca praticar a música. Essa é a magia do jazz. Algumas coisas são melhores quando deixadas desorganizadas. Se os músicos são bons de ir com o fluxo e ver o que acontece. Um dá a ideia para o outro e você construir sobre isso.
7) Você tem planos para lançar em breve algum clipe?
Nós tentamos, mas ele realmente tira a energia da música. É difícil fazer um vídeo de uma música improvisada porque era ao vivo apenas uma vez. Você realmente não pode repetir a mesma coisa e parece estranho. Nós provavelmente iremos gravar shows ao vivo, em vez de “atuar” no vídeo.
8) Você tem plano de fazer uma turnê com a Shugo’s Foosy? Como você pretende levar este dois trabalhos?
Nós não podemos fazer longas turnês agora. Provavelmente teremos alguns shows na Alemanha em breve. Alguns festivais de jazz na Europa também estão interessados na gente, alguns de música eletrônica, dub e festivais de reggae também … Esta música pode facilmente se misturar em qualquer lugar. Tivemos convites do ” IN CONCERT SMOOTH JAZZ MAGAZINE ” que nos apresentar também. É um projeto que pode trabalhar sem ensaios longos e sem ter tempo de nossa agenda lotada.
Ouça “So Sixy” um dos singles da banda pelo link:AQUI
O primeiro álbum da banda está disponível na Amazon pelo link: AQUI