top of page

2Cellos tocam 'Thunderstruck' no Kravis Center

Quando Luka Šulić e Stjepan Hauser estudavam música na Inglaterra, eles não poderiam ter imaginado o quão longe um instrumento de corda de 6 libras iria levá-los.

 

Os músicos croatas de formação clássica criaram os 2Cellos a partir de uma ideia de que executar versões instrumentais de canções conhecidas agitaria sua criatividade enquanto ampliaria seu público ao mesmo tempo. Shows esgotados e mais de 1,3 milhões de assinantes no canal do 2Cellos no YouTube revelam o quão bem a popularidade que o trabalho de Šulić e Hauser traduz.

 

2Cellos se apresentaram na sexta-feira, 5 fevereiro, no Kravis Center for the Performing Arts em West Palm Beach.

 

"Nós sentimos que a nossa imaginação e criatividade são limitados ao tocar apenas um tipo de música", diz Hauser via e-mail. "Nós sempre gostamos de todos os diferentes tipos de música, incluindo rock, pop, música de filmes, etc. O violoncelo é um instrumento tão universal. Ele tem tantas possibilidades e é capaz de fazer tantas coisas diferentes, sons diferentes, efeitos."

 

O efeito de 2Cellos é perceptível. Lançado no ano passado, "Celloverse'' é o terceiro álbum de estúdio da dupla, seguindo "2Cellos'' em 2011 e "In2ition'' em 2012.

 

Šulić e Hauser têm honrado suas influências musicais fazendo versões instrumentais de "Thunderstruck" (53 milhões de visualizações no YouTube) e "Highway to Hell" (14,6 milhões de visualizações) do AC/DC, "Welcome to the Jungle" do Guns N'Roses (12,4 milhões de visualizações) e "With or Without You" e "Where the Streets Have No Name" do U2.

 

Sua credibilidade nas ruas, porém, começou com uma versão de uma canção de Michael Jackson, que foi lançado em 1987, ano em que Šulić, 28, nasceu e um ano depois que Hauser, 29, veio a este mundo. A versão dos 2Cellos de "Smooth Criminal" apareceu em seu primeiro álbum há cinco anos, acumulou 17 milhões de visualizações no YouTube e levou a um convite de Elton John para excursionar com ele.

 

"Foi a nossa introdução ao mundo", diz Hauser, cujo primeiro nome é pronunciado “Stiepan”.

 

Šulić e Hauser tem tocado violoncelo, cujas origens remontam ao século 16, desde a infância. Šulić é graduado pela Royal Academy of Music em Londres, enquanto Hauser estudou no Royal Northern College of Music, em Manchester, na Inglaterra.

 

Sua parada em West Palm Beach foi parte de uma turnê de três meses e 41 cidades na América do Norte, que começou em 29 de janeiro em Morristown, New Jersey, e não está programado para terminar antes de 24 de abril, em Colorado Springs, Colorado.

 

"Nossos shows são preenchidos com uma variedade tão grande de fãs de música - jovens, casais, pessoas mais velhas da música clássica, adolescentes mais jovens que gostam de rock", diz Hauser. "É uma multidão divertida. Nós amamos todos os nossos fãs".

 

Mitchell [Chuck Mitchell, vice presidente senior da Sony Music Masterworks E.U.A.] acrescenta: "Na minha experiência, os fãs de música são menos compartimentados quando se trata de seus gostos do que nós acreditamos”.

 

Šulić e Hauser gostam de tocar os clássicos.

 

"É completamente novo para nós", diz Hauser. "Nós fomos meio que jogados neste mundo totalmente diferente. Com todas essas ofertas, você nunca sabe o que é real e o que não é real. Foi um grande começo, mas é emocionante. Nós nunca experimentamos essa loucura antes em nossas vidas”.

 

Não é provável que a loucura termine logo, não enquanto Šulić e Hauser estão ocupados tocando, ganhando fãs ao longo de um agradável trajeto.

 

 

 

Tradução: 2CellosBrasil

Versão original publicada no site southflorida.com em 04/02/16.

Original article (English): http://www.southflorida.com/music/sf-2cellos-kravis-center-20160204-story.html

 

Por Stephen Ruiz

bottom of page