top of page

Duo clássico 2Cellos gosta de agitar

por Thor Christensen 

Há uma linha tênue de amor e ódio quando Luka Sulic, do 2Cellos, fala sobre o mundo da música clássica.

 

O violoncelista croata cresceu na música clássica e se tornou um adolescente prodígio que ganhou competições de música clássica em toda a Europa Oriental. Agora, aos 27 anos, ele se irrita quando puristas torcem o nariz para o 2Cellos por tocar músicas do AC/DC ou Michael Jackson ao lado de peças de Mozart.

 

"Mozart era uma estrela do rock em sua época, e se ele estivesse vivo hoje, quem sabe? Ele poderia ser um DJ", diz Sulic.

 

"Mozart com certeza estaria trazendo a música clássica para a atualidade - não ouvindo todas essas regras que fecham a música clássica para os ouvintes mais jovens", diz ele.   

 

Sulic e Hauser começaram a quebrar as regras com sua primeira gravação não clássica: uma explosiva interpretação de 2011 de "Smooth Criminal" de Michael Jackson. Milhões de hits no YouTube mais tarde, eles estão lançando CDs pela Sony Masterworks e despedaçando arcos de violoncelo e batendo-cabeça em seu caminho ao redor do mundo.

 

"É espantoso", disse Elton John em 2011 sobre sua performance ao vivo. "Eu não me lembro de ter visto nada tão emocionante desde que eu vi Jimi Hendrix nos anos 60".

 

Como Hendrix, os 2Cellos se inclinam para o lado duro e pesado da música. Em seu novo CD Celloverse, eles unem "The Trooper" do Iron Maiden com "William Tell Overture" de Rossini para criar uma canção que eles chamam de "The Trooper Overture." Eles tiveram uma resposta ainda maior para "Thunderstruck", hino do AC/DC de 2010 que, a propósito, irrita fãs em quase todos os jogos do Dallas Mavericks.

 

O vídeo viral maluco dos 2Cellos para "Thunderstruck" apresenta o duo vestido com roupas formais do século 18 e agitando com os olhos selvagens e despreocupados de Angus Young do AC/DC em seu auge.

 

"Ele nos lembra o que Vivaldi ou Bach teria composto há 300 anos", diz Sulic, cantarolando o riff de guitarra da introdução de "Thunderstruck" por telefone.

 

"As pessoas pensam que é impossível conectar os dois", acrescenta Hauser. "Mas funciona tão bem quando você combina os elementos barrocos do clássico com rock. Queremos continuar conectando estilos diferentes e quebrar mais barreiras no futuro."

 

Hauser e Sulic compuseram a faixa título para Celloverse e esperam, eventualmente, chegar a um songbook grosso com suas próprias faixas. Por enquanto, eles estão felizes por serem reconhecidos como o duo clássico que toca canções de rock - só não os chame de banda cover ou de crossover.

 

"Nós não queremos ser associados com muitos destes crossovers porque eles pegam obras-primas clássicas e colocam uma batida techno, e parece realmente barato", diz Sulic.

 

"E nós não gostamos das palavras banda cover porque passamos muito tempo escrevendo arranjos e tentando sacudir a música e torná-la nossa. Queremos causar um forte impacto e sermos únicos. Nós queremos fazer coisas que são revolucionárias. "

 

 

 

Entrevista feita por Thor Christensen para o The Dallas Morning News, publicado em 24/02/2015.

Source (in English): http://goo.gl/jG82zb

 

 

bottom of page