top of page

Dor no pescoço por headbanging no palco não é uma lesão geralmente associada com um violoncelista... Mas isso é exatamente o que aconteceu com Stjepan Hauser.

 

"Nós tivemos que cancelar uma tour porque eu estava com dor muito forte causada pelo headbanging", explica Hauser (metade da dinâmica dupla instrumental 2Cellos).


"Eu machuquei meu pescoço e tive problemas, então preciso ter mais cuidado a partir de agora".


Os violoncelistas Stjepan Hauser e Luka  Šulić cruzaram seus caminhos em masterclasses e competições ainda na adolescência.


"Ambos éramos muito ambiciosos, jovens violoncelistas que praticavam o dia todo, mas também éramos grandes amigos ... Então houve uma grande química entre nós desde o início", explica Hauser.


Estar geograficamente separados enquanto cresciam significava que eles não tiveram a chance de colaborar até cerca de seis anos atrás.


"Nós sempre quisemos fazer algo juntos... Nós dois estávamos muito apaixonados tocando violoncelo com muita adrenalina e energia", explica Hauser.


"Estávamos realmente entusiasmados e pensamos que se juntássemos forças, seria algo realmente incrível, muito poderoso".


Seus sonhos começaram a se realizar em 2011, quando sua versão de "Smooth Criminal", de Michael Jackson, se tornou viral no YouTube, recebendo três milhões de visualizações em apenas duas semanas - atualmente já teve mais de 18 milhões de visualizações.


Desde então eles apareceram em programas de TV como Glee, The Ellen DeGeneres Show e The Bachelor (EUA), atuando ao lado de Elton John e assinando com a gravadora Sony Masterworks. 


"Todos os nossos sonhos estavam começando a se tornar realidade", diz Hauser.


"Tudo que havíamos sonhado, visualizado e imaginado... Foi tudo ótimo".


Seu álbum de estreia auto-intitulado 2CELLOS inclui covers de canções de U2, Guns N' Roses, Nirvana e Coldplay.


"O violoncelo é capaz de fazer tantos tipos de música e nós gostamos de toda essa variedade e gêneros e queríamos fazer rock", diz ele.


"Queríamos atrair públicos mais jovens para os shows, um público mais amplo, então começamos a fazer coisas diferentes. Então começamos a explorar outras músicas e descobrimos muitas canções que gostamos e canções que poderiam funcionar no violoncelo".

Uma das maiores bandas de rock da Austrália, reconhecida internacionalmente é uma das "musas musicais" de Hauser.


"Eu estava realmente inspirado pelo AC / DC porque o rock deles é tão bom, tão difícil", admite Hauser.


"Essa foi uma grande inspiração para que o meu rock seja tão forte como o rock deles, você sabe... E para fazer essas grandes performances ao vivo - eles são uma das minhas bandas favoritas".


Mas levar o que tradicionalmente é um instrumento clássico e usar para uma música contemporânea nem sempre funciona.


"Houve muitas canções que infelizmente que não puderam realmente ser trabalhadas no violoncelo e que são grandes", ele explica. "Tem que ser uma grande melodia ou um certo riff... Mas algumas músicas são conduzidas de forma diferente e você não pode falar através do violoncelo".

No início do ano passado, a dupla lançou seu terceiro álbum de estúdio, "Celloverse", e seu quarto álbum deve sair no próximo ano.


"Vai ser baseado em músicas de cinema", explica Hauser. "Todos os mais belos temas de filmes no violoncelo acompanhados com uma orquestra, por isso vai será algo diferente".

Não é de admirar que Hauser está animado para o retorno à Austrália este mês; eles tocaram para multidões em sua turnê com ingressos esgotados no ano passado.


"Estamos muito felizes por estar de volta em breve, porque cada vez fica melhor", diz ele. "Em todos os lugares que vamos são sempre os mesmos, todos os fã estão realmente entusiasmados e eles realmente nos recebem de maneira calorosa e agradável".


Durante esta turnê eles vão tocar de tudo, de Bach a Vivaldi e alguns AC / DC.


"Vai ter de tudo, desde o clássico ao pop, passando pelo rock e com músicas do cinema", diz ele.


"Sempre com todos os tipos de música. É uma variedade total".


Os shows da turnê da dupla serão acompanhados por um membro ocasional do grupo, o baterista Dušan Kranjc.


"Somos apenas dois e o baterista se junta mais tarde para um show de rock realmente selvagem", diz Hauser.

 

*No Brasil é algo como "bate-cabeça" ou "banguear".


Tradução: 2Cellos Brasil 


Original article (in English): by Annelies Gartner - The West Australian Entertainment

https://goo.gl/jqu6SC

Cordas de paixão: violoncelistas que fazem headbanging* realizam um desejo.

By Annelies Gartner (20/11/2016)

bottom of page