top of page

Luka Šulić e Stjepan Hauser estão acostumados a se moverem entre mundos diferentes, os croatas conhecidos como 2Cellos estão tão confortáveis nas grandes salas de concerto da Europa quanto com os roqueiros Elton John e Steve Vai. Mas não há como contestar que o mundo musical tem sido melhor para eles em termos de encontrar um público.

 

Embora os colaboradores fossem inicialmente conhecidos como prodígios de música clássica, eles se tornaram estrelas, dando um tratamento de violoncelo para músicas que você está mais propenso a ouvir no CFOX [estação de rádio de Vancouver, região da Colúmbia Britânica, Canadá] do que na Deutsche Grammophon [gravadora especializada em música clássica, com sede em Hamburgo, Alemanha]. Celloverse, terceiro e último lançamento da dupla, apresenta faixas mais pesadas que pesado de nomes como AC/DC ("Thunderstruck"), Iron Maiden ("The Trooper") e Radiohead ("Street Spirit [Fade Out]"). Esqueça os vocais: o registro captura a beleza bombástica dos originais com, naturalmente, nada mais que dois violoncelos.

 

Em turnê no sul da Califórnia, Šulić reconhece que a música clássica e o pop apresentam diferentes desafios do ponto de vista técnico. Mas não há dúvidas de qual gênero é o mais desgastante, a recompensa de se estar em uma turnê que está atualmente vendendo facilmente através da América do Norte.

 

"Eu diria que é definitivamente mais desgastante tocar canções pop e rock", Šulić diz com uma risada. "Você sua mais e realmente tem que dar tudo de si. No ano passado tivemos que cancelar 16 dos nossos shows nos EUA porque o Stjepan teve uma lesão no pescoço - ele teve uma hérnia de disco, onde um disco saiu do lugar no seu pescoço por causa de muito headbanging. Então, sim, tocar o que nós tocamos é mais intenso e cansativo do que tocar, eu não sei, Bach".

 

Às vezes, porém, o objetivo é construir uma ponte para os dois mundos.

 

"Depende da música, mas se tocamos uma música do U2 ou do Coldplay, nós a tocamos de uma forma clássica", observa Šulić. "As nuances e dinâmicas são coisas que aprendemos tocando música clássica".

 

Após seus caminhos ocasionalmente se cruzarem nos recitais e acampamentos de violoncelo durante os seus anos de formação, Šulić e Hauser encontraram-se estudando em Londres, Inglaterra, na virada da última década, ambos no caminho para o circuito clássico.

 

"Nós dois viemos de famílias musicais e tivemos formação clássica realmente rigorosa", Šulić revela. "Nós estudamos no exterior em Londres, Viena, e Manchester com excelentes professores em excelentes escolas. Nós também entramos e ganhamos muitas competições clássicas. Nós éramos vistos como promessas na música clássica que foram treinados para serem solistas, para serem músicos de câmara. De alguma forma, no entanto, nunca tivemos um projeto juntos até 2011. Mas nós sempre sentimos, porque somos tão fortes como indivíduos, que se fizéssemos alguma coisa juntos seria realmente especial. E estávamos certos. No minuto em que unimos forças, simplesmente explodiu como foi destinado a ser”.

 

A ascensão dos 2Cellos começaria com Šulić e Hauser se unindo para filmar um único vídeo para um cover de "Smooth Criminal" de Michael Jackson. Apresentando os dois músicos duelando furiosamente com seus violoncelos no que parece ser o Palácio Real Diocleciano da Croácia, o clipe rapidamente se tornou viral no YouTube (possui mais de 18 milhões de visualizações de hoje).

 

Antes que eles compreendessem, os dois foram convidados para o programa da Ellen DeGeneres, fazendo aparições em Glee, e se tornando fenômenos da cultura pop. Mesmo antes da tempestade de atenção, os homens dos 2Cellos perceberam que estavam no caminho certo, reinventando hits de canções pop e rock para o violoncelo. O grande desafio, no entanto, era provar que eles eram mais do que somente celebridades do YouTube.

 

"Sabíamos que tínhamos um arranjo realmente bom de "Smooth Criminal", e um vídeo muito poderoso", diz Šulić. "E nós sabíamos que chamaríamos a atenção das pessoas, mas não esperávamos que explodisse tão rapidamente. Ou que explodiríamos tão rápido - só tínhamos aquela canção. Essa foi a descoberta, mas, em seguida, o verdadeiro trabalho começou. Tivemos que progredir de uma sensação do YouTube para músicos sérios de estúdio e ao vivo. Há muitas sensações do YouTube, mas se você não construir coisas e trabalhar duro depois disso, tudo vai para o lixo".

 

Šulić e Hauser estão ferozmente empenhados em aperfeiçoar o que fez os 2Cellos famosos. Achando que a colaboração com Sky Ferreira e Elton John em In2ition de 2012 parecia um afastamento de suas raízes, os dois músicos foram despojados em Celloverse, escondendo-se com nada além de um laptop e seus instrumentos. 

 

"O primeiro álbum [2Cellos, de 2011] fizemos na Croácia e foi autoproduzido", diz Šulić. "O segundo sentimos como se o tivéssemos feito cedo demais, ainda tínhamos muita exploração a fazer no nosso som. Com este, cerca de metade do álbum foi gravado em Las Vegas, em um quarto de hotel. Todos os hits que fizemos, como 'Thunderstruck' e 'The Trooper' - os vídeos com o maior número de visualizações no YouTube - foram todos gravados no quarto do hotel, o que é uma loucura. Tudo o que você precisa é uma visão de como deve soar. Tudo é possível hoje com um laptop - você não precisa de estúdios extravagantes. Ou equipamentos. Percebemos que quanto menor a produção que temos, mais bem sucedidos são nossas músicas e vídeos".

 

As únicas vezes em que os 2Cellos não estão interessados em economizar é quando tocam ao vivo. Então, Šulić sugere, é hora de ir por completo, pelo menos até os discos se tornarem hérnias. Os 2Cellos podem ter começado no YouTube, mas estão desde então se tornando famosos ao provar que subir no palco com nada mas dois violoncelos não significa que você não pode proporcionar um espetáculo.

 

"Nós temos realmente trabalhado em encontrar uma maneira de tocar todos os nossos arranjos ao vivo e torná-los atraentes", diz Šulić. "Nossos arranjos são muito exigentes, e tecnicamente falando, existem apenas dois de nós no palco, o que pode tornar as coisas difíceis. É realmente difícil entreter quando é apenas dois de você. Nossos shows são muito intensos e cansativos, porque temos de tocar o tempo todo, e depois entreter enquanto tocamos para multidões realmente grandes. É um processo constante de aprendizagem e de se manter revigorado”.

 

 

 

 

Tradução: 2CellosBrasil

 

Original article by Mike Usinger - The Georgia Straight (in English):

http://goo.gl/XiXt3p

As estrelas de formação clássica aprenderam sobre a atração do heavy metal, os benefícios do YouTube, e os perigos do headbanging

Por Mike Usinger

bottom of page