top of page

Roqueiros clássicos: 2Cellos se apresentam no DAR Constitution Hall

Dois violoncelistas croatas postam um vídeo no YouTube de si mesmos tocando “Smooth  Criminal" de Michael Jackson. Ele se torna viral e bate a marca de mais de 16 milhões de visualizações. Eles assinam um contrato de gravação, fazem turnê com Elton John, e tornam-se um fenômeno mundial. Não é uma típica história de sucesso no rock and roll que vemos todos os dias, mas é o verdadeiro conto da ascensão do turbilhão chamado 2Cellos.

 

Luka Šulić e Stjepan Hauser, que formam o duo, estudaram e tocaram violoncelo clássico desde a infância. Quando eles postaram seu vídeo em 2011, queriam aumentar o leque de músicas que poderiam ser feitas para o violoncelo, disse Hauser para a revista On Tap.

 

“Nós sentimos que a nossa imaginação e criatividade estavam limitadas por tocar apenas um tipo de música", disse ele. "Nós sempre gostamos de todos os diferentes tipos de música, incluindo rock, pop, música de cinema. Violoncelo é um instrumento tão universal, ele tem tantas possibilidades e é capaz de fazer muitas coisas diferentes em relação a sons e efeitos. Nós queríamos expandir as possibilidades de tocar violoncelo e desenvolver formas e técnicas de tocá-lo, e mostrar ao mundo o quão legal, diversificado e poderoso este instrumento pode ser. Tivemos esse grande desejo de atrair um público mais amplo, e tornar os jovens interessados neste instrumento e em boa música em geral”.

 

Mas por que o rock and roll? Afinal, Hauser e Šulić poderiam ter escolhido muitos gêneros diferentes para mostrar o som único e a dinâmica do violoncelo. Hauser disse que, na verdade, eles sempre tiveram sonhos secretos de se tornarem estrelas do rock.

 

"Havia sempre este animal do rock dentro de nós que queria explodir", diz ele, "e um lado de nós queria encher lugares grandes, arenas e estádios. Nós queríamos experimentar esta euforia - fãs gritando loucamente, show de luzes, adrenalina e uma atmosfera selvagem do rock. Estávamos tão animados com essa ideia. Nós sempre tocamos com muita paixão, energia e adrenalina, mesmo as peças clássicas, e fomos algumas vezes criticados por isso, e agora, finalmente, podemos colocar nossas almas para fora".

 

2Cellos tinham fãs em toda a indústria musical, e um em especial deu-lhes um enorme impulso na carreira, justamente quando eles começaram. Logo depois que o vídeo "Smooth Criminal" se tornou um viral em 2011, a dupla recebeu um telefonema surpresa de ninguém menos do que a lenda do rock Elton John, que os queria para se juntar à sua turnê. Eles ficaram deslumbrados com seu apoio.

 

"A coisa toda foi incrível!", diz Hauser. "Eu nunca vou me esquecer do dia em que o diretor da Royal Academy [of Music, em Londres] mostrou a Elton o vídeo e ele disse o quanto ele o amou e nossa forma de tocar também. Na mesma tarde, ele nos convidou para se juntar a ele na turnê. Foi realmente incrível".

 

A dupla fechou um contrato de gravação com a Sony Masterworks/ Rocket Music, gravou e lançou seu primeiro álbum homônimo, "2Cellos", em 2011. Ele incluía "Smooth Criminal", juntamente com covers de U2, Nirvana e Guns N' Roses. "In2ition", que se seguiu em 2013, contou com convidados como o guitarrista Steve Vai (na versão de "Highway to Hell" do AC/DC), e do pianista clássico Lang Lang (em "Clocks" do Coldplay).

 

A mais recente gravação do duo "Celloverse", apresenta a maior sensação do YouTube até o momento: um cover de “Thunderstruck” do AC/DC , que já recebeu mais de 52 milhões de visualizações. "Celloverse" apresenta um novo marco para a dupla: o lançamento de sua primeira composição original (a faixa Celloverse).

 

“Queríamos um desafio", diz Hauser, "é por isso que fizemos uma composição original. Estávamos nervosos em como os fãs reagiriam mas todo mundo tem se mostrado muito entusiasmado. Nós gostaríamos de compor mais canções originais no futuro".

 

Esse futuro parece brilhante para os 2Cellos, com planos e uma abundância de oportunidades. Hauser disse que há muitos artistas com quem gostariam de trabalhar, incluindo U2, Sting, e Eminem, entre outros. Eles começarão uma turnê norte-americana no momento com muitas datas com ingressos esgotados. E eles têm feito o que se propuseram a fazer, diz Hauser, alterando a forma como o mundo pensa sobre o violoncelo.

 

"Agora nos sentimos tão abençoados e realizados", diz ele, "porque estamos em uma posição que podemos experimentar tudo, ambos os lados - rock e clássico - e é igualmente bonito e mágico! Podemos experimentar uma atmosfera espiritual íntima tocando Bach em uma Igreja, por exemplo, mas também podemos tocar na frente de milhares de fãs gritando e experimentar uma loucura total. Existem tantas possibilidades e estamos ricos das oportunidades que este instrumento tem oferecido para nós. Nós realmente queríamos revolucionar o violoncelo, e acho que conseguimos isso".

 

 

 

Tradução: 2CellosBrasil

 

Original article (in English) posted on January 23, 2016 by Jon Kaplan

http://www.ontaponline.com/2016/01/22/classical-rockers-2cellos-come-to-dar-constitution-hall

By Jon Kaplan

bottom of page